O Centro de Artes começou em 1978, na UDF. Muito antes de existirem os cursos do Dulcina e da UnB eles já formavam artistas, e muitos deles formaram suas próprias escolas de arte. O foco não é a arte para a educação. Os cursos do Centro Artes se diferenciam pelo enfoque às Belas Artes, em que a parte prática e a parte histórica se complementam na educação do aluno.
O Centro promove e organiza exposições coletivas e individuais. Por causa de sua galeria, é o local em Brasília que mais lançou artistas. Vários alunos que passaram pela escola foram premiados. Contando com aulas de desenho, pintura, escultura e artesanato, o Centro de Artes é mais que uma escola, é um centro de convivência. O aluno pode sempre voltar e terá apoio e suporte profissional se necessário.
A seguir uma entrevista com o Professor Moreira de Azevedo (artista e fundador do Centro de Artes) e com Gildred (artista, professora e diretora do Centro de Artes).
Vernissage Brasília 2009: Qual a relação entre o Centro de Artes e o Vernissage Brasília 2009? Como se deu essa parceria?
Gildred: Temos 12 artistas aqui do Centro que estão participando. Sobre o Centro está a maior responsabilidade no Vernissage já que é a gente vai organizar a disposição das obras no local. Já a parceria se deu quando a Lorena propôs a idéia do Vernissage. Nós achamos boa a proposta e acatamos.
Moreira de Azevedo: Divulgação de arte sempre interessa ao Centro de Artes.
VB09: Quais os artistas do Centro que vão expor no Vernissage Brasília 2009?
G: Daqui do Centro vão expor: Moreira de Azevedo, Gildred, Rosa Nardini, Elca Cascão, Fernanda Curado, Tereza Rosmo, Káttia Pereira, Irani, Inês Cavalcante, Sergiomar, Clodoaldo e Aurea R. Pinto e Italva Wyatt.
VB09: De que forma o Centro de Artes contribui para a formação da Identidade artística de Brasília?
G: O Centro foi fundamental nessa formação.
MA: Maioria dos artistas de Brasília se formaram no Centro de Artes. O artista Galeno, que fez a arte da Igrejinha com seu padrão popular, cheio de simbolismo, estudou no Centro.
G: Artistas como J. Nasci, Malu Perlingeiro, Lelo, Marco Aurélio, todos eles já foram estudantes daqui.
VB09: Quais as expectativas do Centro de Artes em relação ao Vernissage Brasília 2009?
G: As expectativas são de sucesso. Espero que chame atenção aos trabalhos expostos. É um grupo de artistas bons e de grande porte.
MA: Estou convencido de que o Vernissage é uma coisa séria. É um trabalho bem feito.
VB09: De acordo com a experiência de vocês no meio artístico, qual a importância para um artista participar de um vernissage?
G: Mostrar o trabalho do artista ao público. É o meio de mostrar que ele está vivo, está presente.
MA: É o momento de chamar a atenção para a demonstração artística. A força futura da arte de Brasília vem dos artistas de hoje.
O professor Azevedo é uma artista maravilhoso! Adorei...
ResponderExcluir