sexta-feira, 24 de julho de 2009

Entrevista com Itamar Barros e Cristiane Calixto

Entrevista com Itamar Barros, gerente do Armazém de Minas e com Cristiane Calixto, decoradora.



Vernissage Brasília 2009: Fale um pouco sobre o Armazém de Minas. Sua tradição e posição no mercado.

Itamar Barros: A empresa Armazém de Minas já é antiga, tem 37 anos. A sede fica localizada em Tiradentes (MG). Lá também está a fábrica. Trabalhamos com fabricação própria de móveis, painéis, pisos e com produtos sob encomenda. Fazemos peças apenas com madeira antiga de demolição, de idade entre 100 e 150 anos. São poucas as lojas em Brasília que trabalham com esse tipo de material e menos ainda as que têm fábrica própria.

VB09: O que seria essa madeira antiga de demolição?

IB: Essa é uma madeira reaproveitada, conseguida em fazendas e casarões antigos. Essa madeira é o nosso diferencial. A qualidade conseguida com ela supera a qualidade de outras peças feitas com madeiras mais novas e ela se ajusta melhor ao clima seco de Brasília.

VB09: Qual a relação do Armazém de Minas com o Vernissage? Como se deu essa parceria?

IB: O Armazém tem uma parceria com o Vernissage. Nós vamos decorar o local, ver quais de nossas peças se encaixam melhor ao ambiente do evento. Todas as peças expostas poderão ser utilizadas durante o Vernissage, como mesas e cadeiras e também podem ser comercializadas. O nosso foco com esse evento é divulgar o nosso produto e tornar conhecida a nossa loja, já que é bastante nova em Brasília, tem apenas 1 ano.

Cristiane Calixto: Nós vamos ver, na hora de decorar, não apenas a disposição em que os nossos produtos devem ficar. Nós trabalhamos com diversos tipos de peça, antiguidades, arte sacra. Temos que observar o ambiente e as obras dos artistas que vão expor para decidir o que vai ficar mais adequado.

VB09: Como são produzidos os acessórios que farão parte da decoração?

IB: Eles não são de fabricação do Armazém. São produtos “terceirizados”. São todos artesanais, comprados de artistas da região da cidade de Tiradentes.

VB09: Quais as expectativas da loja em relação ao Vernissage?

CC: Bem, eu espero que tudo dê certo e que isso ajude na divulgação da loja e seus produtos.

IB: Nosso intuito com o Vernissage é mostrar a nossa marca. Mostrar nossa estrutura, a qualidade dos nossos produtos. Mostrar que eles são diferenciados. Que são peças assinadas com o nome do Armazém, que é uma loja de tradição.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Perfil da artista plástica Malu Perlingeiro

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Malu Perlingeiro chegou a Brasília, DF, em 1994, cidade onde se radicou e se aprofundou no estudo das Belas Artes.
Formou-se em 1998 no Centro de Artes da AEUDF/ICAT e frequentou ateliês, workshops e oficinas de renomados arte-educadores e artistas brasileiros e estrangeiros.
Malu é artista plástica profissional, cadastrada na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. É associada do Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo ( SINAP-ESP ) e ao Comitê Nacional Brasileiro da Associação Internacional de Artes Plásticas ( AIAP- UNESCO ). É sócia fundadora da Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília ( SAPBSB ) e da Associação Candanga de Artistas Visuais ( ACAV ). Participa do projeto de arte e turismo Ateliê Aberto em Brasília.
É representante do Conselho Curador do Colege Arte no DF para a realização dos Circuitos Internacionais de Arte Brasileira.
De 1997 a 2009, Malu realizou 12 ( doze ) exposições individuais e participou de várias exposições coletivas e de diversos salões de arte em cidades do Brasil e do Exterior. Recebeu premiações nacionais e internacionais. Diversas obras de sua autoria fazem parte de acervos públicos e particulares. Uma de suas obras está incluída no acervo permanente do Museu Nacional de Trinidad e Tobago.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Entrevista com Mônica Valle

Entrevista com Mônica Valle, supervisora de qualidade da rede de hotéis Sol Meliá.

Vernissage Brasília 2009: Como surgiu o interesse da rede Sol Meliá em sediar o Vernissage Brasília 2009?
Mônica Valle: A organização do Vernissage nos apresentou a proposta de parceria em que o Hotel cederia o espaço do salão de eventos do Tryp Brasil 21, e em contrapartida, seriam desenvolvidas oficinas de desenho, pintura e mosaico com os funcionários da rede de Hotéis. A rede Meliá, através do Plano de Ação Social, procura sempre oferecer oportunidades de capacitação para seus funcionários. Achamos interessante essa parceria, pois ela permite a eles entrarem em contato com a arte, quem sabe até não descobrimos algum talento escondido em algum deles.

VB09: O que é o Plano de Ação Social do Meliá? MV: São atividades promovidas pela rede Sol Meliá que buscam ajudar no desenvolvimento social. Para exemplificar, temos o projeto Adote uma Nascente, que visa à recuperação e a proteção dos mananciais que abastecem Brasília. Temos também o Meliarte, projeto organizado pelo Meliá Brasília que promoveu um concurso entre os alunos da rede pública que confeccionaram peças de arte feitas com material reciclado.

VB09: Qual a importância dessa parceria com o Vernissage Brasília 2009 e de que forma ela ajuda a desenvolver a arte na cidade?
MV: Eu vejo que ser um dos apoiadores desse evento é muito importante pois estaremos disponibilizando um espaço para a divulgação da arte brasiliense. É mais uma oportunidade para aproximar e despertar o gosto das pessoas pela arte.

VB09: Quais são as expectativas da rede de hotéis Meliá para esse evento? MV: O Vernissage irá ajudar a posicionar a marca do Hotel nessa área, tornando a arte mais acessível e melhor divulgada.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Entrevista com o Moreira de Azevedo e com Gildred (Centro de Artes)

O Centro de Artes começou em 1978, na UDF. Muito antes de existirem os cursos do Dulcina e da UnB eles já formavam artistas, e muitos deles formaram suas próprias escolas de arte. O foco não é a arte para a educação. Os cursos do Centro Artes se diferenciam pelo enfoque às Belas Artes, em que a parte prática e a parte histórica se complementam na educação do aluno.

O Centro promove e organiza exposições coletivas e individuais. Por causa de sua galeria, é o local em Brasília que mais lançou artistas. Vários alunos que passaram pela escola foram premiados. Contando com aulas de desenho, pintura, escultura e artesanato, o Centro de Artes é mais que uma escola, é um centro de convivência. O aluno pode sempre voltar e terá apoio e suporte profissional se necessário.

A seguir uma entrevista com o Professor Moreira de Azevedo (artista e fundador do Centro de Artes) e com Gildred (artista, professora e diretora do Centro de Artes).

Vernissage Brasília 2009: Qual a relação entre o Centro de Artes e o Vernissage Brasília 2009? Como se deu essa parceria?

Gildred: Temos 12 artistas aqui do Centro que estão participando. Sobre o Centro está a maior responsabilidade no Vernissage já que é a gente vai organizar a disposição das obras no local. Já a parceria se deu quando a Lorena propôs a idéia do Vernissage. Nós achamos boa a proposta e acatamos.

Moreira de Azevedo: Divulgação de arte sempre interessa ao Centro de Artes.

VB09: Quais os artistas do Centro que vão expor no Vernissage Brasília 2009?

MA:Arte é uma profissão. Nós do Centro ajudamos a criar essa profissão. Arte é publicidade, cinema, informática, televisão. O Centro já formou artistas de todo o Brasil e inclusive estrangeiros.

G: Daqui do Centro vão expor: Moreira de Azevedo, Gildred, Rosa Nardini, Elca Cascão, Fernanda Curado, Tereza Rosmo, Káttia Pereira, Irani, Inês Cavalcante, Sergiomar, Clodoaldo e Aurea R. Pinto e Italva Wyatt.

VB09: De que forma o Centro de Artes contribui para a formação da Identidade artística de Brasília?

G: O Centro foi fundamental nessa formação.

MA: Maioria dos artistas de Brasília se formaram no Centro de Artes. O artista Galeno, que fez a arte da Igrejinha com seu padrão popular, cheio de simbolismo, estudou no Centro.

G: Artistas como J. Nasci, Malu Perlingeiro, Lelo, Marco Aurélio, todos eles já foram estudantes daqui.

VB09: Quais as expectativas do Centro de Artes em relação ao Vernissage Brasília 2009?

G: As expectativas são de sucesso. Espero que chame atenção aos trabalhos expostos. É um grupo de artistas bons e de grande porte.

MA: Estou convencido de que o Vernissage é uma coisa séria. É um trabalho bem feito.

VB09: De acordo com a experiência de vocês no meio artístico, qual a importância para um artista participar de um vernissage?

G: Mostrar o trabalho do artista ao público. É o meio de mostrar que ele está vivo, está presente.

MA: É o momento de chamar a atenção para a demonstração artística. A força futura da arte de Brasília vem dos artistas de hoje.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

TERMO DE PARTICIPAÇÃO NO VERNISSAGE BRASÍLIA 2009

Termo de Responsabilidade:

A organização do Vernissage Brasília 2009 estabelece, por meio deste, e para ciência pública, os termos de participação e responsabilização mútua do vernissage.**Das condições de participação dos artistas/expositores· O artista/expositor deverá expor duas obras, acima deste número apenas com autorização da curadoria (justificativa: espaço);· É condição para participação do artista/expositor no Vernissage disponibilizar R$ 300,00 (trezentos reais), pagos com antecedência mínima de um mês, devido à necessidade de divulgação, pagamento de pessoas e organização prévia do evento;· Em caso de desistência, o valor acima referido não será devolvido;· O artista/expositor disponibilizará a porcentagem de 25% do montante que arrecadar com a venda das suas obras expostas no Vernissage para a curadoria/organização.** Da responsabilização mútua· A organização do Vernissage deverá preparar coquetel de abertura, que ocorrerá na sexta-feira à noite, 21 de agosto de 2009. No coquetel deve-se servir como bebida espumante e/ou frisante, água, refrigerante e Vodka e, como degustação, dois ou três tipos de canapés, podendo ou não variar os petiscos para além dos canapés;· A organização do Vernissage deverá criar uma logomarca para o evento, com objetivos de publicidade;· A organização do Vernissage deverá contratar uma assessoria de comunicação;· A organização do Vernissage deverá publicizar devidamente o evento de arte, claro respeitados os limites orçamentários e de alcance das mídias locais; A publicidade contará com recursos audiovisuais/gráficos e anúncios na mídia local (rádios e jornais impressos, por exemplo); contará também com um blog exclusivo e terá um e-mail próprio gerenciados pela organização;· A organização do Vernissage se responsabilizará por selecionar os convidados para o coquetel de abertura, no dia 21, bem como se responsabilizará pela distribuição dos convites, que serão convites impresso;· A organização do Vernissage deverá organizar o espaço do evento, contratar pessoal de apoio e gerenciar as vendas das obras;· O artista/expositor deverá se encarregar de levar suas obras, com antecedência previamente determinada pela organização, ao local do Vernissage (Tryp Park Meliá Hotel, Setor Hoteleiro Sul).