sábado, 22 de agosto de 2009

Começa a exposição do Vernissage Brasília 2009

Neste final de semana, acontece o Vernissage Brasília 2009, no hotel Tryp Meliá. O projeto é resultado da iniciativa de Lorena Ferraz, uma socióloga apaixonada pelas artes. O evento procura aproximar os artistas do mercado, além de oferecer um espaço para exposição de seus trabalhos. Depois de 4 meses de preparação, sensação de dever cumprido e muita expectativa na primeira manhã do evento.

No salão, pinturas e esculturas de 34 artistas são expostas junto à decoração de móveis de madeira rústicos oferecida pelo Armazém de Minas. Há nomes famosos e outros não tão conhecidos. A escolha das obras foi resultado de uma parceria da organizadora com o Centro de Artes de Brasília. O objetivo é agradar públicos diversos.

Por volta das 10h, chegam ao salão os primeiros visitantes do dia, Sônia Maria de Freitas e seu marido, ambos funcionários públicos aposentados. Eles gostam de arte e costumam visitar exposições. “É uma iniciativa bem interessante, Brasília precisa de eventos assim”, diz Sônia. O casal se encantou com as pinturas Geométricos de Rosa Nardini. .

O Vernissage oferece obras de arte para todos os gostos. Cada artista apresenta uma visão e um tipo de trabalho. As bonecas voadoras de Marilda Morais e as esculturas em terracota de Carlos Martins chamam a atenção. “Arte é como se fosse a digital da pessoa, a marca, algo que ela tem por dentro e coloca em sua obra”, define Juliana Carani, filha da artista Eliana Carani. No sábado e no domingo, são esperadas aproximadamente 200 pessoas por dia.

Coquetel de Abertura do Vernissage Brasília 2009

O Vernissage Brasília 2009 teve sua abertura na noite do dia 21 de agosto de 2009. O coquetel para recepção dos convidados foi realizado no salão de eventos do Tryp Brasil 21 da rede de hotéis Sol Meliá. No coquetel estavam presente os artistas expositores, políticos, embaixadores e figuras importantes de Brasília. Nos dias 22 e 23 o evento será aberto ao público.

Várias pessoas passaram pela sala de exposição e puderam apreciar obras dos mais diversos tipos. Pintura a óleo, esculturas, arte abstrata. “Gostei muito desse Vernissage. Ele tem um público diferente. São pessoas novas vendo meu trabalho e isso é interessante” afirmou o artista Lourenço de Bem. O gerente do hotel Meliá também mostrou satisfação com o público, “me surpreendeu a quantidade de gente, superou o esperado”.

Obras de diversos artistas que trabalham em Brasília estão em exposição. “Fazia muito tempo que não havia um evento desses que trouxesse um equilíbrio tão bom. Equilíbrio entre as obras e artistas selecionados. De modo geral, são todos bons” disse a artista Socorro Mota. Segundo a curadora Lorena Ferraz “é uma mistura de artistas mais e menos conhecidos, é uma iniciativa válida.”.

 As opiniões dos artistas expositores sobre o evento foram positivas. “Está ótimo. De acordo com o nível dos artistas eu já esperava” afirmou Gildred. Flavita Boeckel comentou que  “a idéia da Lorena (curadora) é inovadora. Ela soube fazer parcerias inteligentes, reunir a nata da arte de Brasília. Ficou de excelente nível”. Celina Ribeiro da Art&art Galeria disse que “o resultado foi maravilhoso. O vernissage é para as pessoas se interessarem pelas obras e estão todos gostando e elogiando”.

 Maria Pacca afirmou que “Esse Vernissage é uma experiência nova e interessante em Brasília, aproxima público e artista”. Essa aproximação era facilmente percebida. Os artistas estavam abertos a darem explicação sobre sua arte. Sergiomá conta que “sempre tem um pensamento, uma mensagem atrás de seus quadros”, algo para fazer as pessoas refletirem. Socorro Mota, apesar de ser uma “colorista”, optou por expor quadros mais escuros.

 Os artistas não estavam presentes ao coquetel apenas como expositores, estavam também como apreciadores de arte. Socorro Mota elogiou o trabalho da artista Marilda de Morais, “não entendo muito de esculturas, mas gostei imensamente”.  Maria Pacca disse que havia gostado de vários trabalhos, mas o que mais a chamou a atenção foram os quadros da Glória Navajas e do Lourenço de Bem.

 “Foram só elogios. Fico feliz com a satisfação do público.” comentou a curadora Lorena Ferraz ao final do coquetel.. “O Vernissage Brasília 2009 traz um novo conceito em vernissage. Ele é mais rápido, são apenas três dias, diferente das outras exposições que duram quase um mês. Encurtou o tempo e por isso é  moderno.”

Confira aqui as fotos do Coquetel de Abertura do Vernissage Brasília 2009.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Perfil do artista Carlos Martins

Carlos da Paz Martins nasceu em Teresina, cursou algum tempo de Artes Plásticas da UFPI, porém não concluiu o curso. Carlos trabalha com artes desde os 14 anos e hoje com 35 sua paixão pela arte continua a mesma motivada pelo mover de sua alma e da de todas as pessoas que suas obras possam tocar.
O artista já participou de exposições em Brasília na Embaixada da Espanha, no Shopping Pier 21; também já expões em São Paulo, São Luís, Teresina, Fortaleza e outros locais.

Perfil da artista Cristina Giacomet

Artista Plástica, formou-se na Faculdade Dulcina de Moraes em Artes Plásticas.
Natural do Rio de Janeiro, reside em Brasilia há 26 anos.
Participa do Atelier do Lourenço de Bem há 6 anos, mas já está no meio artístico desde 1992.
Cristina participa até hoje de várias exposições coletivas, já expôs juntamente com os artistas do Atelier Lourenço de Bem, no Teatro Nacional, Galeria Athos Bulcão e Espaço da 508 Sul.
Participante da I Mostra Internacional de Arte do Proyecto Sur, Espaço das Artes da Pró- Arte de Brasilia.
Foi homenageada com a Medalha Maria Ignês de Wit 2008 como Pintora Jovem Talento em Artes.
Seu estilo é moderno, contemporâneo, e neste estilo ela pode se expressar de acordo com o que sente no momento em que está pintando as telas. Suas abstrações, construídas com texturas, nos remete a um mundo independente e pictórico.

Perfil da artista Tereza Rosmo

Maria Tereza Ferreira Rosmo, nascida em Formosa, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Seu trabalho com artes começou em 2004 anos motivado pelo seu gosto e interessa na área.
A artista faz pintura a óleo e em acrílico com variadas temáticas.
Tereza Rosmo já participou de diversas exposições coletivas em Brasília, principalmente no Centro de Artes.

Perfil do artista Gilson Filho

Gilson Filho, natural do Rio de Janeiro, fez cursosde desenho de arquitetura, básico de desenho, serigrafia, aerografia. Morador de Sobradinho há 12 anos, onde desde 2001 participa de mostra coletiva em comemoração ao aniversário da cidade. Desde 2005 é integrante da SAPB. Utiliza técnicas como aerografia, óelo sobre tela, acrílica sobre tela, giz de cera e pastel, preferindo desenvolver temas abstratos com técnica mista. Expõe seus trabalhos desde 1996 e já participou de mostras em diversos espaços culturais do DF, entre os quais; Saguão do Pálacio do Buriti, Academia da PCDF, Manhattam Plaza, ANATEL, APAE/DF, LBV, Faculdade ESPAM, Foyer do Teatro Nacional dentre outras. Alguns trabalhos podem ser vistos no site artwave.ning.com.

Perfis da artista Elca Cascão de Oliveira



Elca nasceu em Brasília em 1962. Cursou Artes Plásticas na AEUDF, de 1999 a 2003. Adquiriu conhecimento de técnicas em acrílico e óleo sobre tela, pastel seco e oleoso, desenho, aquarela e nanquim. Foi orientada pelos professores Azevedo, Gildred, Izabel, Lelo, Adauto, entre outros. Em 2005, com a artista Odalva Guimarães, conheceu a técnica em aplicação de texturas. Participou de 19 exposições coletivas no Brasil, 5 exposições individuais e 3 exposições coletivas internacionais, todas na Europa. Faz parte dos artistas que compôem o livro Galery Art Brazil 2008 e 2009. A artista adquiriu o cadastro de Artistas Plásticos Profissionais da Secretaria do Estado de Cultura do GDF em 2004.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Perfil do artista Moreira de Azevedo

Moreira de Azevedo nasceu em Portugal e fez cursos de arte e cerâmica em Paris e também estudou na Academia de Belas Artes.
Seus trabalhos abordam o realismo e o simbolismo.
O artista começou a expor com 52 anos, hoje com 78, o artista já participou de diversas exposições individuais e coletivas em alguns países, possui uma galeria em seu país natal e participa do Centro de Artes em Brasília.

Perfil do artista Mauro Laforga

Mauro Laforga é natural de Presidente Bernardes, em São Paulo e atualmente vive entre o eixo São Paulo-Brasília. Mauro iniciou sua carreira artística no ano de 2004 e já apresentava interesse pela arte antes de se aventurar em suas criações.

O artista já participou de diversos cursos e oficinas de artes. Sua temática mais usual envolve paisagens, natureza morta e imagens abstratas.

Apesar do pouco tempo de carreira, fez parte de exposições importantes, dentre elas: Art Galery na LBV em Brasília, Diante de Todos os Temas no SESC de Brasília, Registro do Sensível na Galeria Mali Villas-Bôas em São Paulo, Ambiquidades de Nossos Tempos no Espaço Leia Mais em São Paulo, e também expôs no Espaço Cultural Restaurante Kabuki em novembro de 2008.

Perfil do artista Lourenço de Bem

Lourenço de Bem nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e vive em Brasília desde o ano de 1962. Sofreu grande influência por parte de seus pais que eram artistas plásticos e também educadores e de seu pai que era também arquiteto. Desde pequeno, Lourenço teve contato com as artes aprendendo desenho, pintura, gravura e escultura que estiveram muito presentes inclusive em suas brincadeiras da infância.


O artista, que expõe individualmente desde 1977, fez curso de policriatividade no CRESÇA e teve muito contato com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tudo isso colaborou ainda mais para aumentar sua visão e experiência no campo artístico.


Em 1989 fundou o ateliê que leva seu nome, onde trabalha como pintor e escultor e busca novas abordagens e materiais para a sua criação. Lourenço de Bem é experimentalista e já fez trabalhos em pintura, escultura, papel machê e cimento.


No Ateliê Lourenço de Bem, ele mantém uma escola de artes e dá aulas de pintura e criatividade e se reúne com artistas locais para debates, criação de projetos e exposições sendo grande incentivador da cultura e dos novos talentos.

Perfil da artista Italva P. Wyatt

Italva P. Wyatt nasceu em Itabuna, BA, em uma família de artistas de renome, com merecido destaque para Telmo Padilha, poeta e escritor conhecido internacionalmente. Reside atualmente em Brasília, onde se encontrou com a arte. Em 1979 formou-se em Artes Plásticas pelo ICAT/AEUDF, onde veio a ser professora de pintura a óleo, de 1980 a 1984 e 1989 a 1991.

Participou de várias exposições, coletivas e individuais, e recebeu vários prêmios: Aquisição, no II Salão Riachuelo, do Clube Naval; Menção Honrosa, no I Salão de Artes Feminino, da Associação da Mulher Profissional e de Negócios do Brasil, e Menção Honrosa, no VI Salão de Pinturas do Clube do Exército.

“O talento da artista é facilmente identificado pela sensibilidade de sua interpretação. Faz uma arte de pesquisa e de busca; sentimos a grandeza de sua obra refletida na suavidade das linhas, variedade de matizes e profundidade das idéias. O seu trabalho enleva as pessoas e as transporta para agradáveis momentos.” (Citação – Gildred Nascimento).

“Sua tendência abstrata é muito rica em criação, não tendo quem se assemelhe a ela. O que ela cria em suas telas, aflora de seu íntimo, de sua mente, não se prendendo a nenhum esquema artístico. Olhar as pinturas de Italva é entrar num mundo novo, cheio de beleza e sentimento.” (Citação – Odalva Guimarães).

Sua última exposição foi composta de pintura abstrata contemporânea. Participa atualmente de eventos realizados pelo Centro de Artes, onde também presta sua colaboração.

Perfil da artista Irani

Irani é pernambucana e mora em Brasília desde 1980. É formada em Direito pelo UniCeub e em letras pela FEUDUC/RJ. Teve sua formação em artes plástica no Centro de Artes sob a orientação dos professores Moreira de Azevedo e Gildred Mascarenhas. Trabalha com artes desde o ano 2000.

Sua motivação para estudar artes foi, em primeiro lugar, uma necessidade de busca interior de conhecimento. Em segundo, foi a necessidade de aprender, de se aprimorar, de conhecer novas técnicas. Sempre gostou de desenhar e pintar, mas o fazia de forma amadora.

Participou de algumas exposições coletivas, entre elas: Primeira Mostra dos Servidores do Legislativo, no Congresso Nacional em Outubro de 2003; Exposição de Artes Espaço Cultural Santos Dumont em Maio 2004; II Mostra de Arte do Legislativo em 2004 e III Mostra de Arte do Legislativo em 2005. Uma de suas ilustrações foi escolhida para ilustrar o calendário de 2006 do SINDILEGIS.

Perfil da artista Myriam Morato

Myriam Dias Morato é mineira, mas foi em Brasília que começou a dar suas primeiras pinceladas. É artista plástica desde 2001. Seu mestre de pintura sempre foi Lourenço de Bem, um artista rico em ensinamentos a transmitir. Myriam já participou de várias exposições individuais e coletivas.

Apesar de pintar preferencialmente telas figurativas, pode fazer telas abstratas, pois acredita que não há um ponto de partida para iniciar um quadro. Para ela, formas e cores exercem um papel central na sugestão da imagem. Myriam tem predileção pelas cores magenta e mostarda. Um quadro pronto representa o espelho do desejo e um sonho realizado.

Perfil da artista Aurea Rodrigues

Aurea Rodrigues Pinto nasceu em Alto Paraíso, Goiás. Apesar de ter sua formação em Psicologia trabalha com artes há seis anos. O que mais a motivou a trabalhar com artes foi seu amor pela natureza, temática que é a sua preferida.

A transparência, contrastes e leveza de tons da pintura em aquarela a levou estudar e aprimorar esta técnica. Segundo ela não existe limites para a arte, cada obra realizada permite explorar e melhorar. Iniciou suas atividades no Colégio Santa Marcelina, onde está até hoje. Aurea fez diversos cursos intensivos de faiança, de óleo sobre tela e de perspectivas. Além da pintura em aquarela também retrata suas inspirações em pinturas a óleo e trabalhos em faiança

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Perfil da artista Socorro Mota

Socorro Mota nasceu no Rio Grande do Norte. Veio para Brasília em 1979, para exercer suas atividades jurídicas. A cidade, ainda em formação cultural e exalando arte, a encantou, e ela resolveu ficar.

Socorro é artista plástica profissional, cadastrada na Secretaria de Cultura do GDF, sócia do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Comitê Nacional Brasileiro da Associação Internacional de Artes Plásticas (AIP/UNESCO). Além disso, é sócia fundadora da Sociedade de Artistas Plásticos de Brasília (SAP/Bsb) e da Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV).


A artista já realizou várias exposições individuais, em Brasília e em outros estados brasileiros, e participou de outras tantas, coletivas. Recebeu premiações nacionais e internacionais e possui obras em acervos públicos e particulares, no Brasil e no exterior.

Nos últimos 15 anos, Socorro tem tentado expressar, por meio da arte, suas reflexões e preocupações. Questiona-se como seu trabalho poderia contribuir para um mundo melhor e sobre a razão da arte para a sociedade. Por esses motivos, desenvolve exposições com temas que lembrem aos observadores o ser humano, suas fraquezas e necessidades, e as mazelas sociais.

Perfil do artista Sérgio Mário

Sérgio Mario Bottega de Queiroz Gonçalves, ou Sergiomá, nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1980. É economista e artista plástico. Pinta desde 2000, como autodidata, tendo sido orientado pela artista Laís Meneghetti a fim de aprimorar-se tecnicamente.
Formou-se no Centro de Artes Starsts de Brasília. Em dezembro de 2003, recebeu o prêmio de 2º lugar no XXVIII Salão Brasília – Marinhas, com o quadro “A Regata”.

As telas de Sergiomá são, em sua maioria, arte figurativa, mas que procura transmitir algo mais que a simples reprodução da natureza. O artista procura olhar os quadros de maneira diferente, bagagem adquirida em inúmeras visitas aos museus do exterior e do contato com as obras dos grandes pintores mundiais.

Observando o cotidiano, o artista desenvolveu temas folclóricos e populares, como favelas, escolas de samba, meninos soltando pipa, procissões, meninos de rua e elementos da diversidade étnica brasileira.

Sergiomá procura não se prender a estilos ou técnicas determinadas, seu trabalho é contemplativo e livre. Seus quadros expressam sua criatividade e sensibilidade. É alguém que, na terceira juventude, descobriu um modo alegre e descontraído de viver a vida.

Perfil da Artista Junira Klein

Junira Klein é natural de Santiago (RS). Chegou em Brasília no ano de 1974.
De 1975 até 2005, dedicou-se a lecionar pintura em porcelana.
Em 2002, ingressou no atelier de Lourenço de Bem, tendo participado de várias exposições.
Junira encontra na natureza a sua fonte de criatividade.

Perfil da artista Marilda Morais

Marilda Alves de Morais nasceu em Ituiutaba, em Minas Gerais. Praticamente durante toda a sua vida, produziu e produz algum tipo de arte: na infância, se dedicou a bordados, crochet e tricot; na adolescência, desenvolveu gosto por pintura em tecido, papel e porcelana; também trabalhou com teatro e dança e aprendeu tocar alguns instrumentos musicais; desde 1997, a mineira faz desenho e criação de jóias e, desde 2001, também faz esculturas.

Marilda Morais tem formação superior em Enfermagem pela USP de Ribeirão Preto, SP. A artista não chegou a estudar artes, mas fez curso de extensão em Design de jóias pela UnB, além de curso de joalheria básica e avançada na Escola de Joalheria Fernando Mundin. E, atualmente, freqüenta o Ateliê Huet Azevedo, de escultura.

Sua temática preferida, no momento, é a forma humana feminina, sem detalhes. Marilda desenvolve esculturas que se originaram, em alguns casos, de peças de joalheria que ela mesma criou e já participou de exposições tanto no Brasil quanto no exterior.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Perfil da artista Sheila Beatriz

Sheila Beatriz é mineira, mas morou bastante tempo em Goiânia onde cursou Educação Artística com Habilitação em Música na UFG e lecionou piano e musicalização básica. Sheila mudou-se para Brasília onde continuou dando aulas de música.

Em 2005, conheceu o ateliê de Lourenço de Bem, e ali encontrou nas artes plásticas uma nova possibilidade de expressão artística. De lá pra cá, ela está sempre buscando outros caminhos que venham acrescentar e ampliar sua percepção de arte.

A artista explorou bastante os temas água e natureza morta e está sempre disposta a criar novas temáticas por gostar do dinamismo em seu trabalho.

Sheila Beatriz já participou de exposições coletivas junto com colegas do ateliê e também três individuais que foram muito importantes para sua carreira: Exposição “Acqua” no Jardim Botânico de Brasília, “Entre águas e pedras” no Crepe au Chocolat e “Dois Momentos” no Espaço Chatô.

Perfil da artista Maria Pacca


Maria Pacca nasceu em São Paulo. Ainda criança, foi para os Estados Unidos e formou-se em artes na State University de Long Beach, Califórnia. Aprofundou sua carreira artística no Chouinard Art Institute de Los Angeles. No Havaí, estudou aquarela. No Colorado, pintura a óleo.

A artista já realizou várias exposições, em vários lugares, como Guatemala, Havaí, Los Angeles, Colorado e no Brasil. Atualmente, ensina desenho da figura humana na Galeria Ecco. Já deu aulas de pintura no Centro de Criatividade da Fundação Cultural do DF.

Maria Pacca trabalha várias temáticas, como a natureza, a figura humana, questões filosóficas, tempo e espaço. A vida toda trabalhou com arte, desde a infância. Foi incentivada por seu pai, também artista.

Perfil do Artista Clodoaldo Silveira

Clodoaldo Silveira Neto, ou Aldo, como prefere ser chamado, nasceu em Brasília. Formou-se pelo UniCeub, em 1990, mas começou a estudar artes em 2000, em Belém do Pará.

Em 2008, o artista realizou a exposição Pássaros da Amazônia, Cores em Liberdades, exibindo 28 telas. Também participou de exposições coletivas nos anos anteriores, como a Mostra do Servidor Público no STJ (2006) e a Exposição Brasília, na Torre de TV (2007).

Aldo acredita que sua inspiração para a arte vem da alma. Ele diz amar as cores, a perspetiva, a criação. Busca visualizar o que pretende transmitir para depois criar. Seu lema é o belo e o equilíbrio estético.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Perfil da artista Gildred Mascarenhas

Gildred Mascarenhas Nascimento é natural de Muritiba, Bahia. Formou-se pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (Icat/ AEUDF).

A artista trabalha com arte há 31 anos. Já realizou e participou de diversas exposições, tanto individuais como coletivas, em várias cidades, e ganhou diversos prêmios e menções honrosas. Atualmente, possui obras em Portugal, Suíça, Costa do Marfim e França.

Gildred expressa, em seu trabalho, uma preocupação constante com a espontaneidade da pintura. Suas obras revelam o entusiasmo pela vida, o prazer de descobrir as cores, a expressão de seu momento criativo.

Perfil da artista Fernanda Curado


Fernanda Maria Curado de Oliveira Lemos Soriano Mota é natural de Lisboa, Portugal. Formou-se no curso de Artes Plásticas do Centro de Artes Starsts - AEUDF – (Associação de Ensino Unificado do DF). Também estudou técnicas de gravura, desenho, pastel, aquarela, acrílica e óleo.

Fernanda trabalha com arte há 18 anos. Já participou de várias exposições coletivas e realizou outras tantas, individuais. Foi premiada com o 1º lugar no XXV Salão Riachuelo, com a Obra Jardim. Sua principal motivação é o gosto pelo belo. A artista tenta reproduzir o interior dela própria nas telas. Trabalha especialmente com a representação da figura humana.

Perfil da artista Eusanete Barcelos Lucas Sant'Anna


EUSANETE SANT´ANNA


Nascida no Espírito Santo e radicada em Brasília a advogada e escritora Eusanete Sant'Anna teve como mestre o artista plástico Lourenço de Bem. A artista adota um estilo contemporâneo, com temáticas figurativo abstracionistas e abstratas. Técnica Artística mais utilizada é acrílico sobre tela e técnica mista.

Eusanete Sant'Anna produz arte para um público que busca liberdade. Atualmente vem se dedicando à pesquisa de novas propostas artísticas.

Em 2006 conquistou inúmeras premiações: duas medalhas de ouro no Brasil, uma de prata em Edimburgo (Escócia) e uma de bronze em Madri (Espanha). Só este ano participou de seis exposições, sendo uma no Brasil e as demais na Europa.

A obra da artista vislumbra uma atmosfera poética, pueril e livre. Sua desenvoltura com o abstrato é perfeita, glamurosa, mas também inconsciente.

Curadoria

Lorena Ferraz Cordeiro Gonçalves
Socióloga formada pela Universidade de Brasília (UnB) e gestora de projetos culturais, com experiência na formulação e gestão de projetos nacionais e internacional (Brasil- Espanha). Pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance/ UnB, com ênfase em patrimônio cultural.
Sensível às artes e à história da arte desde criança, estuda Belas Artes (Centro de Artes) com o professor Moreira Azevedo, e se dedicou a pesquisar (estudo de campo) museus no Brasil e no mundo durante o ano de 2008. A partir do contato com as obras dos grandes mestres da pintura e escultura no mundo desenvolve a habilidade de curadoria, que culmina na formulação do Projeto Vernissage Brasília 2009. O projeto é uma iniciativa privada, que conta com a parceria das boas instituições de arte de Brasília e também com seus melhores artistas.

Perfil da artista plástica Salma Manzano

É natural de Anápolis, GO. Desde criança, gostava de desenhar e colorir seus trabalhos escolares. Em 1981, começou a realizar um sonho, até então impossível: pintar telas. Teve uma excelente professora — Joyce Damasceno. Com ela, pintou muitos casarios, paisagens e marinas. Em 1996, resolveu enfrentar novos desafios, procurando outras técnicas e estilos. Desde então, tem o prazer de ser aluna do professor Lourenço de Bem, com quem está aprendendo técnicas contemporâneas. Participou de centenas de mostras coletivas e já realizou três exposições individuais. Hoje, a versatilidade é sua principal característica, pois faz aquilo que o momento proporciona, apresentando resultados cada vez mais dinâmicos. A descoberta do prazer de pintar deu-lhe liberdade para a busca de uma forma totalmente solta, com criatividade e ousadia, sugerindo nas telas o que tem guardado na alma.

Perfil da artista plástica Rosa Nardini Veiga


Rosa Nardini nascida em Brodóski, interior de São Paulo, começou a carreira de artística plástica nos anos 70. Iniciou seus trabalhos depois de fazer cursos particulares com artistas de referência de Brasília, intercalados com cursos de artes na Fundação Cultural do Distrito Federal. Posteriormente participou de cursos ministrados na UDF (Universidade do Distrito Federal) e no Centro de Arte Starts.
Durante sua carreira participou de importantes exposições coletivas como do Ministério da Marinha, Banco Central, Shopping Pátio Brasil, Fundação Cultural do DF entre outros. Em algumas dessas exposições seus trabalhos foram recompensados com prêmios, citações de louvor e menções honrosas.

Exposições:
Centro de Art e Lazer Camuti
II Mostra de Arte Feminina no Banco Central
EXPO 21 – “Luz, Cor Emoção”
5ª Pinte Brasília
“Semana da Arte Moderna”
7º Comando do Distrito Naval
“XXX São Brasília-Marinhas”
Instituto Brasil-Itália, em Milão - Itália

domingo, 16 de agosto de 2009

Perfil da artista Plástica Izabel Persijn



MARIA IZABEL SPEZIA PERSIJN


Izabel Spezia Persijn
Pintora, desenhista, post stamp designer, escultora e gravadora, formou-se em Comunicação, com pós-graduação no Brasil e na Holanda. Planejou e executou vários audiovisuais, criou inúmeras logomarcas, posters, cartões postais, cartazes, capas de livros e ilustrações para revistas, cartões de natal, moedas, e mais de 50 selos comemorativos para os Correios. Foi professora de Artes Plásticas e Progamadora Visual. Participou em mais de 40 exposições e já foi citada em jornais no Brasil, no exterior e em revistas especializadas em artes. Participou de Workshops, representou o Brasil no Chile e em Aruba e já desenhou quatro selos para os Correios do Paraguai e mais de 50 selos postais para os Correios do Brasil, como também aerogramas de Natal. Entre outros lugares, já expôs no MASP, São Paulo; Jardim Botânico, RJ; Universidade Federal do Espírito Santo; Caixa Econômica Brasília; Secretaria de Cultura de São Paulo, Embaixadas da Colômbia, Espanha e Itália; Senado Federal; ECT Galeria de Arte - Brasília e Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro; Aruba Art Festival; Aalst, Bélgica; Foyer do Teatro Nacional, Espaço Cultural 508 Sul, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e no Museu de Arte de Brasília.
Telefones: (61) 3468.4466
Cel. (61) 8175.0296
E-mail: izabel.persijn@uol.com.br / izabel.spezia@uol.com.br


Perfil da Artista Plástica Kátia Pereira


Brasileira, Artista plástica há 15 anos, formada pelo Centro de Artes de Brasília. Vem participando de várias exposições, coletivas e individual, desde de 1995. Tamém é aluna no Atelier do artista plástico Lelo. Hoje dedica-se exclusivamente à arte: pintura e aquarela. Fez Vernissages em reconhecidos pontos culturais de Brasília como Casa d’Itália, Casa do Ceará entre outros.

Kátia é uma artista versátil, dona de um traçado forte e cores únicas que tecem obras de uma sutileza reconhecível.

Perfil da Artista Plática Deuseni Martins



Deuseni Martins chegou em Brasília em 1972. Veio de Fortaleza, onde iniciou-se no desenho e na arte-final. Foi funcionária/desenhista do serviço público federal - projetos gráficos, ilustrações, publicações, cartazes, etc. Nesses muitos anos de atividade na prancheta, seu traço incorporou uma identidade característica, que tem resistido ao tempo e que é notado sempre, mesmo sendo o seu trabalho produzido sob diversas técnicas. Trata-se da linha forte, marcada, que está na pintura, na escultura e na xilogravura - esta última, cordelista, tem um viés pessoal importante, supre tanto a necessidade de desenhar propriamente, como a de contribuir para a preservação da base cultural da sua terra, o Nordeste.
Pioneira e autodidata, foi membro fundador da Associação dos Artistas Plásticos do Distrito Federal, em 1973. Na Secretaria da Cultura, encontra-se cadastrada como artista profissional sob o nº 100. Possui graduação em filosofia e escreve ensaios que fazem parte de projetos de pesquisa sobre estética e arte.



A artista vem expondo seus trabalhos desde 1987, no Brasil e no exterior. Deuseni, nas palavras de Favita Obino, presidente da ACAV:

“Com obras absolutamente fantásticas, Deuseni transporta para suas telas cores vibrantes, onde mesmo as supostamente frias, fervem à distância do olhar. A isso se soma traçado, com a força de movimentos irritados, quase esquizofrênicos "à La Gogh", naquilo que vem se tornando sua marca registrada – o trabalho de uma artista apaixonada pelo que faz.”