Cassia Arcoverde nasceu em São Paulo, mas se considera uma paulista-brasiliense. Formou-se em Letras na UnB e em Artes Plásticas na FBT, além disso, fez vários outros cursos na área artística. Seu interesse pelo assunto, segundo ela, existe desde que se conhece por gente. Cássia foi motivada pela convivência com pessoas amantes do meio artístico e pela oportunidade de participar de várias oficinas de teatro e artes em geral desde a infância. Para a artista seu grande incentivador nas artes plásticas foi Vicente de Soza.
Sua temática atual é o abstrato contemporâneo. Cássia se encantou pela encáustica (desde sua manufatura até os múltiplos efeitos de sua plasticidade). A artista define a técnica como o atual veículo de sua expressão artística pela estrutura e temperatura transformadas em matéria.
“Cássia Arcoverde possui inata alma de artista que, aliada a técnica pictórica, cria momentos de rara beleza, que se sobrepujam na sua atual fase em encáustica, denotando extrema sensibilidade ás cores e às formas abstratas” declarou sobre ela Fábio Porchat (presidente do Conselho da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, diretor da Academia Latino-Americana da Arte e curador da Casa de Fazenda do Morumbi).
Para Vera Simões (produtora cultural e crítica de arte em São Paulo) Cássia Arcoverde “trabalha mesclando pesquisas em uma composição de linguagem contemporânea, na qual, utilizando o recurso da encáustica, obtém resultados capazes de assegurar seu amadurecimento como artista, senhora de uma linguagem própria e dominante”.
A artista já participou de dezenas de exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas dentre elas “Máscaras Príncipescas” – para o baile da peça O Fantasma da Ópera- Modelagem-Cultura e moda em 2006, X Salão de Artes Plásticas Brasil/ Uruguai comemorativo aos 100 anos da cidade de Punta Del Est e dos 10 anos de Conrad Resort e Cassino em 2007, III Panorama Brasília de Artes visuais em 2009. Cássia já foi premiada em várias oportunidades, a mais recente em 2008 ganhando Medalha de Ouro e Troféu Comemorativo São Paulo - 454 anos na Casa Da Fazenda do Morumbi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário