Italva P. Wyatt nasceu em Itabuna, BA, em uma família de artistas de renome, com merecido destaque para Telmo Padilha, poeta e escritor conhecido internacionalmente. Reside atualmente em Brasília, onde se encontrou com a arte. Em 1979 formou-se em Artes Plásticas pelo ICAT/AEUDF, onde veio a ser professora de pintura a óleo, de 1980 a 1984 e 1989 a 1991.
Participou de várias exposições, coletivas e individuais, e recebeu vários prêmios: Aquisição, no II Salão Riachuelo, do Clube Naval; Menção Honrosa, no I Salão de Artes Feminino, da Associação da Mulher Profissional e de Negócios do Brasil, e Menção Honrosa, no VI Salão de Pinturas do Clube do Exército.
“O talento da artista é facilmente identificado pela sensibilidade de sua interpretação. Faz uma arte de pesquisa e de busca; sentimos a grandeza de sua obra refletida na suavidade das linhas, variedade de matizes e profundidade das idéias. O seu trabalho enleva as pessoas e as transporta para agradáveis momentos.” (Citação – Gildred Nascimento).
“Sua tendência abstrata é muito rica em criação, não tendo quem se assemelhe a ela. O que ela cria em suas telas, aflora de seu íntimo, de sua mente, não se prendendo a nenhum esquema artístico. Olhar as pinturas de Italva é entrar num mundo novo, cheio de beleza e sentimento.” (Citação – Odalva Guimarães).
Sua última exposição foi composta de pintura abstrata contemporânea. Participa atualmente de eventos realizados pelo Centro de Artes, onde também presta sua colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário