Deuseni Martins chegou em Brasília em 1972. Veio de Fortaleza, onde iniciou-se no desenho e na arte-final. Foi funcionária/desenhista do serviço público federal - projetos gráficos, ilustrações, publicações, cartazes, etc. Nesses muitos anos de atividade na prancheta, seu traço incorporou uma identidade característica, que tem resistido ao tempo e que é notado sempre, mesmo sendo o seu trabalho produzido sob diversas técnicas. Trata-se da linha forte, marcada, que está na pintura, na escultura e na xilogravura - esta última, cordelista, tem um viés pessoal importante, supre tanto a necessidade de desenhar propriamente, como a de contribuir para a preservação da base cultural da sua terra, o Nordeste.
Pioneira e autodidata, foi membro fundador da Associação dos Artistas Plásticos do Distrito Federal, em 1973. Na Secretaria da Cultura, encontra-se cadastrada como artista profissional sob o nº 100. Possui graduação em filosofia e escreve ensaios que fazem parte de projetos de pesquisa sobre estética e arte.
A artista vem expondo seus trabalhos desde 1987, no Brasil e no exterior. Deuseni, nas palavras de Favita Obino, presidente da ACAV:
“Com obras absolutamente fantásticas, Deuseni transporta para suas telas cores vibrantes, onde mesmo as supostamente frias, fervem à distância do olhar. A isso se soma traçado, com a força de movimentos irritados, quase esquizofrênicos "à La Gogh", naquilo que vem se tornando sua marca registrada – o trabalho de uma artista apaixonada pelo que faz.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário