O Vernissage Brasília 2009 teve sua abertura na noite do dia 21 de agosto de 2009. O coquetel para recepção dos convidados foi realizado no salão de eventos do Tryp Brasil 21 da rede de hotéis Sol Meliá. No coquetel estavam presente os artistas expositores, políticos, embaixadores e figuras importantes de Brasília. Nos dias 22 e 23 o evento será aberto ao público.
Várias pessoas passaram pela sala de exposição e puderam apreciar obras dos mais diversos tipos. Pintura a óleo, esculturas, arte abstrata. “Gostei muito desse Vernissage. Ele tem um público diferente. São pessoas novas vendo meu trabalho e isso é interessante” afirmou o artista Lourenço de Bem. O gerente do hotel Meliá também mostrou satisfação com o público, “me surpreendeu a quantidade de gente, superou o esperado”.
Obras de diversos artistas que trabalham em Brasília estão em exposição. “Fazia muito tempo que não havia um evento desses que trouxesse um equilíbrio tão bom. Equilíbrio entre as obras e artistas selecionados. De modo geral, são todos bons” disse a artista Socorro Mota. Segundo a curadora Lorena Ferraz “é uma mistura de artistas mais e menos conhecidos, é uma iniciativa válida.”.
As opiniões dos artistas expositores sobre o evento foram positivas. “Está ótimo. De acordo com o nível dos artistas eu já esperava” afirmou Gildred. Flavita Boeckel comentou que “a idéia da Lorena (curadora) é inovadora. Ela soube fazer parcerias inteligentes, reunir a nata da arte de Brasília. Ficou de excelente nível”. Celina Ribeiro da Art&art Galeria disse que “o resultado foi maravilhoso. O vernissage é para as pessoas se interessarem pelas obras e estão todos gostando e elogiando”.
Maria Pacca afirmou que “Esse Vernissage é uma experiência nova e interessante em Brasília, aproxima público e artista”. Essa aproximação era facilmente percebida. Os artistas estavam abertos a darem explicação sobre sua arte. Sergiomá conta que “sempre tem um pensamento, uma mensagem atrás de seus quadros”, algo para fazer as pessoas refletirem. Socorro Mota, apesar de ser uma “colorista”, optou por expor quadros mais escuros.
Os artistas não estavam presentes ao coquetel apenas como expositores, estavam também como apreciadores de arte. Socorro Mota elogiou o trabalho da artista Marilda de Morais, “não entendo muito de esculturas, mas gostei imensamente”. Maria Pacca disse que havia gostado de vários trabalhos, mas o que mais a chamou a atenção foram os quadros da Glória Navajas e do Lourenço de Bem.
“Foram só elogios. Fico feliz com a satisfação do público.” comentou a curadora Lorena Ferraz ao final do coquetel.. “O Vernissage Brasília 2009 traz um novo conceito em vernissage. Ele é mais rápido, são apenas três dias, diferente das outras exposições que duram quase um mês. Encurtou o tempo e por isso é moderno.”
Confira aqui as fotos do Coquetel de Abertura do Vernissage Brasília 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário